Cuide do seu coração

Doença cardiovascular (DCV) é um termo geral que descreve diferentes problemas do coração. O tipo mais comum é a doença arterial coronariana, uma condição na qual as artérias que levam sangue ao coração se tornam obstruídas por placas. Isso pode levar ao ataque cardíaco.

A doença cardiovascular (DCV) é a causa número um de mortes no mundo. Mas algumas mudanças na sua dieta e estilo de vida podem melhorar a saúde do seu coração e sua qualidade de vida.

 

Estilo de vida X saúde do coração

O estilo de vida é um dos fatores importantes de risco para doenças do coração. Escolhas pessoais ou condição ambiental influenciam diretamente na qualidade de vida e saúde. Alguns fatores de risco podem ser modificáveis, enquanto outros não:

 

Tabaco

Parar de fumar é uma das melhores decisões que você pode tomar para a saúde do seu coração. Se você tomar a decisão de parar, você colherá os benefícios muito mais rapidamente do que você pensa, não só para o seu coração, mas também para a sua saúde no geral.

 

Colesterol elevado

Colesterol elevado pode causar um acúmulo de gordura nas suas artérias, tornando mais difícil o bombeamento de sangue pelo corpo. A única maneira de saber como está seu nível de colesterol sanguíneo é por meio de exames laboratoriais. Se você tiver com índice elevado, pequenas mudanças na sua dieta e estilo de vida podem fazer uma diferença positiva e melhorar os níveis de colesterol.

 

Hipertensão

É importante ter sua pressão sanguínea verificada regularmente por um médico, já que nem todos apresentam os sintomas característicos da hipertensão e podem não perceber que estão com este problema. Você pode ajudar a prevenir a hipertensão ao seguir uma dieta balanceada e estilo de vida saudável.

 

Consumo excessivo bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool pode ser danoso à saúde do seu coração. Está relacionado à hipertensão, alteração no ritmo do coração e aumento de peso, já que bebidas alcoólicas contêm alto valor calórico.

Mude hábitos e sempre consulte seu médico para exames periódicos. Estas ações podem garantir melhor qualidade de vida e saúde do seu coração.

 

Dr. Edgard Morbeck Coelho – Medicina do trabalho, endocrinologia e clínica geral

WhatsApp chat